Tutoriais Tutoriais sobre Redes Wireless.
Resposta
Página 1 de 5:  1  2  3   Última »
Opções do Tópico   Trocar para Modo LinearTrocar para Modo HíbridoTrocar para Modo de Tópicos
mferreira
Administrador
Pontos: 48,324, Nível: 96
Pontos: 48,324, Nível: 96 Pontos: 48,324, Nível: 96 Pontos: 48,324, Nível: 96
Nível Acima: 78%, 226 Pontos necessários
Nível Acima: 78% Nível Acima: 78% Nível Acima: 78%
Ativo: 100%
Ativo: 100% Ativo: 100% Ativo: 100%

mferreira is a glorious beacon of lightmferreira is a glorious beacon of lightmferreira is a glorious beacon of lightmferreira is a glorious beacon of lightmferreira is a glorious beacon of lightmferreira is a glorious beacon of light Posts: 244
Reputação: 10
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para mferreira Enviar mensagem via Yahoo para mferreira Enviar mensagem via Skype para mferreira
Wireless Distribution System, ou WDS, é a maneira mais fácil e mais barata para expandir a cobertura de sinal de sua rede wireless. Neste tutorial vamos usar 02 roteadores Linksys WRT54GL com firmware modificado DD-WRT. No firmware original você não vai encontrar esta funcionalidade, portanto se quiser usar esta facilidade, atualize seu firmware ou compre 02 equipamentos que já possuam WDS incorporados ao Roteador Wireless.

Click the image to open in full size.

No desenho acima , "router 1" está conectado a um serviço de banda larda (cable-modem ou ADSL). Ele envia um sinal forte wireless para o PC que está no mesmo andar. Mas devido a construção e o tamanho da casa, o sinal acaba ficando fraco quando vai para os andares abaixo. Neste caso, configurei um outro router wireless no andar abaixo para expandir o sinal pela casa toda.

No Segundo andar, "router 2" atua como ambos cliente wireless e um Access Point para receber e retransmitir o sinal do router 1. Há um custo ao se usar WDS – clients associados com o “router 2” usarão apenas metade da banda em relação àqueles associados no “router 1”. Para uma rede wireless G onde o uso primário é a banda larga externa, isso não significa muito pois a maioria dos links de banda larga existents no Brasil em ambientes domésticos são de 2MB o que não impactaria no uso desta solução de WDS.

Você pode adicionar um terceiro, quarto ou mais roteadores para extender o WDS mas cada um dividiria a banda utilizada pela metade.

Regras e Regulamentos do WDS

Existem algumas regras ao se implementer uma rede WDS funcional. Para manter uma boa compatibilidade procure usar sempre os mesmos equipamentos inclusive marca e modelo iguais por toda rede. -- ou, neste caso, o mesmo firmware, rodando DD-WRT v23 em todos os roteadores. Eu mostro o exemplo com roteadores LinkSys mas existem outras marcas que suportam o uso deste firmware. Veja mais detalhes no próprio site DD-WRT.

Ambos os roteadores precisam comunicar-se no mesmo canal wireless. Ambos os roteadores devem estar configurados no mesmo tipo de rede 802.11 (B, B/G misturado ou G). Se usar uma rede G pura você deve utilizar os canais 1, 6, ou 11.

Se você usar segurança WPA, deve-se obrigatoriamente usar a rede G. Outro ponto que vale lembrar é que o DD-WRT não suporta WPA2 com WDS. Caso utilize a rede B pode ser aplicada a segurança WEP.

Segurança WPA também requer SSID idênticos para ambos os roteadores. Se você estiver usando WEP ou não estiver usando nenhuma segurança, pode optar por SSID’s diferentes para cada roteador. Você pode ter um controle maior do acesso a sua rede wireless se tiver SSID’s diferentes para cada roteador – alguns clientes wireless como o do Windows XP Wireless Zero Configuration, não distinguem AP’s ou Roteadores Wireless com mesmo SSID e com isso podem não passar o cliente acessando para o AP ou roteador com sinal mais forte.

Você Precisa Saber…

Antes de mergulhar de cabeça e mudar as configurações do firmware de seu roteador, você precisará de algumas informações que vão lhe ajudar bastante. Primeiro, na interface de administração DD-WRT do “roteador 1”, que no caso está conectado no serviço de banda larga de acordo com o desenho acima.
  • DNS address(es): Clique no menu Status/Router e vá até embaixo onde está escrito, Internet. Lá você verá DNS 1, 2, and 3 conforme fornecido por seu Provedor. Anote os endereços que aparecerão aqui.
  • LAN IP for your Internet-connected router: clique em Status/LAN e anote o endereço que aparecerá listado abaixo de Local Network.
  • The wireless MAC ID for each router: clique em Status/Wireless e anote o endereço MAC no topo da página. Este endereço único identifica este roteador. Anote este endereço para cada roteador em sua rede WDS.

Faça um Backup de suas Configurações

Antes de começar a mudar as configurações de seu roteador que está ligado à Internet, faremos um backup das configurações atuais – na qual funcionará adequadamente, ou você não estaria lendo este artigo online. Caso aconteça algo errado você pode restaurar sua configuração anterior que foi salva previamente e depois procurar pelo problema ocorrido em nosso fórum.

Clique em Administration/Backup e então clique no botão Backup que está na página. Seu browser então salvará este arquivo. Caso necessite voltar as configurações entre neste mesma opção e escolha restaurar através deste arquivo de backup.

Router Juggler

A maneira mais fácil para seguir com este tutorial é configurar ambos os routers ao mesmo tempo. Para isto, conecte um laptop ou um Segundo computador à interface de administração do segundo roteador enquanto estiver acessando seu primeiro roteador do computador que está em uma LAN.

Você também pode “dar um reset” em ambos os roteadores fazendo-os voltar ao estado padrão em termos de configuração – apenas no caso de alguma configuração interferir em sua rede WDS. Você pode restaurar seus roteadores para o padrão de configuração clicando em Administration/Factory Defaults e depois clicando em salvar configurações.

WDS Passo-à-Passo

Etapa 1:
Configure o endereço LAN IP para cada roteador. Clique Setup/Basic Setup e deslize com o mouse até a sessão Network Setup. Depois do reset o endereço IP padrão de seu roteador será 192.168.1.1, que no caso está de bom tamanho, a não ser que queira trocar este endereço. (Os exemplos que uso aqui são 192.168.0.1, mas isso não fará a minima diferença na configuração.

Coloque um endereço IP diferente para seu Segundo roteador. A escolha lógica seria 192.168.0.2 uma vez que para o primeiro você escolheu 192.168.0.1.

Configure o endereço de Gateway do router 2 para o endereço IP local do router 1 (192.168.0.1).

Etapa 2: Na mesma página de configuração, desça até a encontrar a opção Network Address Server Settings (DHCP). Eu habilitei o DHCP server em ambos os roteadores, mas configure-os de forma que o range de endereço nos dois estejam diferentes. O router 1 terá endereços começando em 192.168.0.100 com um pool de 25 usuários. O router 2 começa em 192.168.0.200 com também um pool de 25 usuários.

A forma como você vai configurar seu DHCP Server não importa. Só tome o cuidado de não sobrepor endereços IP’s senão causará conflitos de IP em sua rede. Com esta configuração você também conseguirá identificar de qual roteador seu cliente conectado estará vindo e até mesmo quando tentar identificar um problema de rede.

O router 2 precisará também estar configurado com o endereço DNS fornecido pelo seu Provedor e anotado nas etapas anteriores. Você salvou estas informações na seção "Você precisa Saber".

Etapa 3: Disabilite a conexão internet no router 2 (somente no router 2). Clique em Setup/Basic e abaixo de Internet Setup, configure o Connection Type para "Disable."

Etapa 4: Disabilite o Firewall no router 2 (somente no router 2). Você não precisará do Firewall habilitado no segundo roteador pois este é apenas um roteador de passagem de tráfego para o router 1 que estará ligado à Internet e que neste caso o Firewall estará ligado por padrão. Rodando Firewall nos dois roteadores pode causar conflitos de entendimento entre os mesmos e bloquear tráfego que não deve ser bloquead. Clique em Security/Firewall e escolha Disable. BTenha certeza de que salvou as configurações no final da página.

Etapa 5
: Configure o Wireless Mode, SSID e canal para ambos os roteadores. Clique em Wireless/Basic Settings. Configure seu Wireless Mode para "AP" em ambos os roteadores.

Escolha o tipo de rede "G-only" somente se você não tiver nenhum cliente com wireless em B ou não pretende dar suporte a redes B. Lembre-se que se você escolher a opção misturada B/G ou rede B-only, nao poderá utilizar segurança WPA com WDS, e portanto só poderá usar a segurança WEP ou nenhuma segurança, para todos.

Configure o SSID para cada roteador. Lembre-se que se você escolher uma rede G-only e usar a segurança WPA, o SSID deve ser idêntico para ambos os roteadores. Senão, opte por SSID’s diferentes, como mostrado aqui como mostrado abaixo. Isto assegura que você pode especificar exatamente qual roteador se conectar – andar de cima ou andar de baixo.

Configure o mesmo canal para ambos os roteadores – não use a opção "Auto." Se você escolher uma rede G-only, você deve usar canais chamados “non-overlapping”: 1, 6 or 11. Se encontrar redes wireless próximas com canais iguais, mude o seu para não conflitar com estes.

Etapa 6: Disabilite a segurança wireless, apenas temporariamente. Assim terá certeza de que sua rede WDS está rodando sem problemas, se estiver tudo ok, você pode configurar a segurança e verificar se funciona – Clique em Wireless/Wireless Security e escolha Security Mode "Disable."

Etapa 7: Agora podemos definer as associações WDS entre ambos os roteadores. Clique em Wireless/WDS. Esta página mostra uma série de campos em branco para as relações de WDS.
No router 1, defina a relação com o router 2. Selecione "LAN" no menu drop-down. Entre com o endereço MAC wireless para o router 2, no qual foi anotado na sessão "Você Precisa Saber”. Opcionalmente você pode criar um nome para identificar esta associação WDS.

No router 2, repita o mesmo procedimento, entrando com o endereço MAC wireless para o router 1, e um nome para identificar esta associação WDS.

Não esqueça de clicar em "Save Settings" localizado abaixo nesta página.

Hora de Testar se tudo está OK

Sua rede WDS já deve estar funcionando. Como um primeiro teste, posicione ambos os roteadores próximos uns dos outros para ter certeza de que a força do sinal está boa. Usando um PC Cliente ou mesmo seu notebook (ambos deve ter placas wireless), você deve conseguir conectar em qualquer um desses roteadores e acessar a internet de qualquer um deles.

Próximo teste, posicione o Segundo roteador opostamente ao primeiro roteador o mais distante possível para ver se consegue o melhor lugar onde pode ter um bom nível de sinal por todo o ambinete de sua casa ou escritório.

Quando tiver certeza de que sua rede WDS está funcionando corretamente, você pode habilitar a segurança de sua rede wireless. Tenha certeza de escolher os mesmos parâmetros para a segurança em ambos os roteadores. Lembrando mais uma vez que WDS no firmware DD-WRT até onde escrevi este artigo, não suportava WPA2, e somente suportava WPA em rede G-only.

Alguns usuários reportaram problemas com “port forwarding” de clientes associados com o Segundo roteador tentando acessar o primeiro roteador. Caso necessite usar “port forwarding” e tiver esse problema, tente adicionar seu Segundo roteador a DMZ do primeiro roteador. Clique em Applications & Gaming/DMZ e entre com o endereço IP do Segundo roteador, clique Enable e "Save Settings."

Marcelo Ferreira, CISSP, CCNA, CEH, OSWP, LPI

"Crise = Oportunidade"

"Não há nenhuma segurança nesta terra. Somente oportunidade." (Gen. Douglas MacArthur)"

"As oportunidades sempre parecem maiores indo do que vindo."

"Você nunca enfrentará um problema que não esteja carregado de oportunidades." (H. Jackson Brown)

"No meio de qualquer dificuldade encontra-se a oportunidade." (Albert Einstein)
igorzanata
Junior
Pontos: 2,299, Nível: 19
Pontos: 2,299, Nível: 19 Pontos: 2,299, Nível: 19 Pontos: 2,299, Nível: 19
Nível Acima: 75%, 51 Pontos necessários
Nível Acima: 75% Nível Acima: 75% Nível Acima: 75%
Ativo: 0%
Ativo: 0% Ativo: 0% Ativo: 0%

igorzanata is an unknown quantity at this point Posts: 2
Reputação: 0
excelente post!! parabens pra tu!!

me surgiu uma duvida agora!!

no caso se eu tivesse um terceiro router, colocando o router 3 como IP= 192.168.0.3 qual dos outros 2 routers eu colocaria o MAC na configuraçao WDS??

eu colocaria o MAC do router 1 no router 3??

Teria que configurar o endereço de Gateway do router 3 para o endereço IP local do router 1 (192.168.0.1) juntamente com o DNS??

como seria a configuraçao total do router 3??
mferreira
Administrador

mferreira is a glorious beacon of lightmferreira is a glorious beacon of lightmferreira is a glorious beacon of lightmferreira is a glorious beacon of lightmferreira is a glorious beacon of lightmferreira is a glorious beacon of light Posts: 244
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para mferreira Enviar mensagem via Yahoo para mferreira Enviar mensagem via Skype para mferreira
Citação:
Postado Originalmente por igorzanata
excelente post!! parabens pra tu!!

me surgiu uma duvida agora!!

no caso se eu tivesse um terceiro router, colocando o router 3 como IP= 192.168.0.3 qual dos outros 2 routers eu colocaria o MAC na configuraçao WDS??

eu colocaria o MAC do router 1 no router 3??

Teria que configurar o endereço de Gateway do router 3 para o endereço IP local do router 1 (192.168.0.1) juntamente com o DNS??

como seria a configuraçao total do router 3??
Sempre a sua referência seria o router 1

"Crise = Oportunidade"

"Não há nenhuma segurança nesta terra. Somente oportunidade." (Gen. Douglas MacArthur)"

"Você nunca enfrentará um problema que não esteja carregado de oportunidades." (H. Jackson Brown)

edulmartins
Junior
Pontos: 2,083, Nível: 18
Pontos: 2,083, Nível: 18 Pontos: 2,083, Nível: 18 Pontos: 2,083, Nível: 18
Nível Acima: 67%, 67 Pontos necessários
Nível Acima: 67% Nível Acima: 67% Nível Acima: 67%

edulmartins is an unknown quantity at this point Posts: 7
Antes da minha dúvida vou colocar minha situação.

Na casa aonde acabei de mudar tem um hotel em frente onde a rede wifi está totalmente aberta, porém com meu notebook não tem sinal suficiente para utilizar dentro da minha casa. Então após pesquisar neste forum e o no Forumpcs, descobri a função WDS a qual pretendo utilizar para repetir o sinal dos aps que no hotel dentro da minha casa.

Todos os aps do hotel são WRT54G, mas não sei a versão dos mesmos e todos estão com usuários e senhas de fábrica, ou seja, admin admin.

Acabei de adquirir o WRT54G V6, o qual atualizei com sucesso para DD-WRT conforme tutorial disponível aqui no site.

Minha dúvida é se consiguo implementar o WDS com o router 1 (hotel) sem substituir o firmware dele, ou seja, apenas alterando a configuração? Caso não seja possível, quais seriam as alternativas para utilizar este sinal dentro da minha casa?

Desde já agradeço a atenção.

Eduardo
mferreira
Administrador

Citação:
Postado Originalmente por edulmartins
Antes da minha dúvida vou colocar minha situação.

Na casa aonde acabei de mudar tem um hotel em frente onde a rede wifi está totalmente aberta, porém com meu notebook não tem sinal suficiente para utilizar dentro da minha casa. Então após pesquisar neste forum e o no Forumpcs, descobri a função WDS a qual pretendo utilizar para repetir o sinal dos aps que no hotel dentro da minha casa.

Todos os aps do hotel são WRT54G, mas não sei a versão dos mesmos e todos estão com usuários e senhas de fábrica, ou seja, admin admin.

Acabei de adquirir o WRT54G V6, o qual atualizei com sucesso para DD-WRT conforme tutorial disponível aqui no site.

Minha dúvida é se consiguo implementar o WDS com o router 1 (hotel) sem substituir o firmware dele, ou seja, apenas alterando a configuração? Caso não seja possível, quais seriam as alternativas para utilizar este sinal dentro da minha casa?

Desde já agradeço a atenção.

Eduardo
Muito provavelmente você não vai conseguir fazer WDS com o AP do Hotel pois no mesmo teria que ter o MAC de seu AP. Como respondi no teu outro post, vou verificar se da pra fazer client-bridge e ainda assim transmitir Wireless dentro da sua casa (acho que só vai rolar via cabo dentro da sua casa se usar como client-bridge, mas te respondo com certeza depois dos testes, ok?

Um abraço,
Marcelo Ferreira

"Crise = Oportunidade"

edulmartins
Junior

Ok. Fico no aguardo.
mferreira
Administrador

Citação:
Postado Originalmente por edulmartins
Ok. Fico no aguardo.
Olá tudo bem?

Bom, na configuração client-bridge vc se conectará como um cliente ao AP base (no teu caso o AP do Hotel), porém terá que estar conectado via cabo para acessar a Internet a partir daquele AP. Segundo os testes que realizei e a própria documentação do DD-WRT Client Mode Wireless - WRT Wiki a única maneira de conectar ao AP base sem ter que compartilhar MAC adrress (WDS) seria este modo (client-bridge). Como disse, quando estiver conectado via client-bridge, perderá a funcionalidade wireless para distribuição (clientes do teu lado apenas via cabo e segundo documentos e pela própria limitação do 802.11 é recomendável apenas 01 cliente via cabo neste modo). Caso tenha interesse em realizar esta configuração veja o desenho abaixo (apenas desconsidere o WEP se sua conexão não tiver criptografia).

"Crise = Oportunidade"

edulmartins
Junior

Citação:
Postado Originalmente por mferreira
Olá tudo bem?

Bom, na configuração client-bridge vc se conectará como um cliente ao AP base (no teu caso o AP do Hotel), porém terá que estar conectado via cabo para acessar a Internet a partir daquele AP. Segundo os testes que realizei e a própria documentação do DD-WRT Client Mode Wireless - WRT Wiki a única maneira de conectar ao AP base sem ter que compartilhar MAC adrress (WDS) seria este modo (client-bridge). Como disse, quando estiver conectado via client-bridge, perderá a funcionalidade wireless para distribuição (clientes do teu lado apenas via cabo e segundo documentos e pela própria limitação do 802.11 é recomendável apenas 01 cliente via cabo neste modo). Caso tenha interesse em realizar esta configuração veja o desenho abaixo (apenas desconsidere o WEP se sua conexão não tiver criptografia).
Obrigado pela atenção. Vou tentar implementar estas opções.

Tenho outra dúvida, todos wrt54g não vem de fábrica com a opção de WDS?
Existe algum firmware original com está opção ou um firmware que não mude a interface web com o DD-wrt? Pois como os aps do hotel estão com password de fábrica, pensei em atualizar o firmware do ap do hotel? O que vc acha?

Achei este tópico do link abaixo, onde eles falam do firmware Thibor
access point + wds? :: Fórum PCs

Como faço para saber qual versão do wrt54g do hotel pela interface web?

Obrigado mais uma vez pela atenção, e desculpe pela quantidade de perguntas.
mferreira
Administrador

Citação:
Tenho outra dúvida, todos wrt54g não vem de fábrica com a opção de WDS?
Até hoje não vi nenhum WRT54G que venha com esta opção por padrão com firmware da linksys.
Citação:
Existe algum firmware original com está opção ou um firmware que não mude a interface web com o DD-wrt?
Existem vários sabores de firmware que vc pode verificar, se não me engano o hyper wdrt vem com a carinha do linksys original (isso não altera em nada as características do aparelho). Veja os principais projetos de firmware para WRT:

Linksysinfo - Firmware Projects for Linksys Devices
Citação:
Como faço para saber qual versão do wrt54g do hotel pela interface web?
http://192.168.1.1/SysInfo.htm

"Crise = Oportunidade"

fabioalc
Junior
Pontos: 1,948, Nível: 17
Pontos: 1,948, Nível: 17 Pontos: 1,948, Nível: 17 Pontos: 1,948, Nível: 17
Nível Acima: 99%, 2 Pontos necessários
Nível Acima: 99% Nível Acima: 99% Nível Acima: 99%

fabioalc is an unknown quantity at this point Posts: 2
Muito bom esse tutorial, parabéns! Gostaria de tirar uma duvida. Estou tentando montar essa rede WDS idêntica a sua explicação, apenas uma ressalva. O meu equipamento é um WRT54G v6 atualizado firmware para v.23 sp2 micro. Acontece que já tentei de tudo e a mesma não funciona. Os micros conectados no repetidor não navegam.
Os 2 roteadores estão conectados um ao outro, porque no status consta o sinal. Acontece que o endereço de WIRELESS MAC, é o mesmo nos dois equipamentos. Não sei se isso eh normal. Talvez seja o problema de não navegar. Você poderia me ajudar?

Equip 1 192.168.1.1 dhcp ativo 192.168.1.100 / 50 cliente
Equip 2 192.168.1.2 gateway 192.168.1.1 / dhcp ativo 192.168.1.200 / 50 cliente

Exemplo end mac wireless 00:40:00:00:10:03 (o mesmo endereço nos dois wrt54g)

Notebook conectado no 2º equip nr ip 192.168.1.215, se eu der um ping 192.168.1.1 resp ok / ping 192.168.1.2 resp ok.

PC conectado via cabo 1º equip nr ip 192.168.1.115, se eu der um ping 192.168.1.1 resp ok / ping 192.168.1.2 resp negativa.
Favoritos
Tags
configurando, rede, wds, wireless
LinkBacks (?)
LinkBack para esse Tópico: http://www.mundowifi.com.br/forum/thread147.html
Postado Por Por Tipo Data
Como configurar modem-router-wireless(casa1) para dar acesso a internet ao modem-routerwireless(casa2).? - Yahoo! Respostas Este tópico Refback 22-10-09 18:18
Rede com 2 roteadores wireless ( netgear WGR614 v7 e Linksys wrt54g ) - FórumGdH Este tópico Refback 15-06-09 23:27
Rede com 2 roteadores wireless ( netgear WGR614 v7 e Linksys wrt54g ) - FórumGdH Este tópico Refback 09-05-09 21:34
Rede com 2 roteadores wireless ( netgear WGR614 v7 e Linksys wrt54g ) - FórumGdH Este tópico Refback 08-05-09 16:12
Internet Via Radio - FórumGdH Este tópico Refback 07-03-09 02:50
Internet Via Radio - FórumGdH Este tópico Refback 31-01-09 15:22
Internet Via Radio - FórumGdH Este tópico Refback 30-01-09 13:30
Dúvidas cabeludas ao construir uma rede Wireless. - Fórum Adrenaline Este tópico Refback 05-01-09 22:40
Fórum Clix :: Ver tópico - AJUDA - Adicionar mais um router wireless à rede! Este tópico Refback 03-12-08 07:46
Fórum Clix :: Ver tópico - AJUDA - Adicionar mais um router wireless à rede! Este tópico Refback 29-11-08 13:20
allissonazevedo's Bookmarks on Delicious Este tópico Refback 22-10-08 11:11

Usuários ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

(Ver Todos Os Membros que leram este tópico: 732
-=manslaughter=-, 27forever, aap2007, abizmado, abustreetwear, acdona, achmas, action_net, ac_silva, admiwifi, adrianopereira_rj, adrsys, adr_ba, aejinfo, afonsomsilva, agpmaster, aheverton, ailtoncostagba, Airton AG, airtonarantes, aivirtual, ajunio3, albericoafs, albertino, alcyjp, aldo.antero, alender bernardes de oliv, aleudes, alexandre pereira munhoz, alexandredunan, alexandreosasco, alexgrosa, AlexLinche, alexpfo, alexsander27, ale_x4ndre, alfspeed, alissonguedes, Alvarenga, Alvaro Palhares, alvarohoro, alx_alx, al_simmons, americnet, amoalliti, analista_estacio, anderson.buzzi, andfera, andfn, Andre Lima, andredias69, andree1, andrehirota, andrelis, andresantana, andrezinho, andre_wireless, anjodf, ankhow3000, Antenalivre, Antonio_Junior, arildogm, ArmandoTRXS, aroldopj, ary_petro, ascosta, asergion, assistencia_mikrotik, ATI.SI, atillagold, Avner657, azzoliny, baianohacker, barclaymedeiros, battoussaix, bcv1, bdsr, Benincá, benserto, bergeraguiar, Betim, betoarts, Betogcd, Bill10, binhorak, BinhoRO, bizorao, bob.weg, Box, brenoalvescs, brossx, brower, brunet, brunoaiello, Brunoedu, brunoheri, brunoricelly, buchin26, Bullys, ByDaNxP, caiojunior, caiotclf, Canopus, carlos monte, carlosadalm, carlosasilva, carlosuk, carruda, casbto, casteixeira, cateysson, cavanso, caverna, CB0T, cbarandin, cdd, celoborba, cerqz, cezarios, chakallz, chblxxx, chevi77, chichetto, chronnus, chs, ciatec, cicerors, Claudiney Alves, claudiojr147, clduhau, cleberantoni, cleitonalves, cley_1, cloves, cmendes, coldfire, compelus, connectwi-fi, coroge, Crasarc, crauadams, crazytng, cresomenezes, cristianobarreto, cristianomota, crystor, csantos1104, csilvadf, cvianabr, Cyrio, dagoss, dailson, dallabona, daltonug, damoura, daniel-br, danielcapua, danielcl-inf, danilocastro, Dark-Angel, darkoracle, datafoz, Daves, davicaldas, dcrivella, deco222, decosch, dehemart, deivison90, deivizinhojae, delaghneis, Della Costa, Denis Sampaio, denisprgua, desigon, diasepance, dibh88, dibob, Dicroh, Diego Nunes, DiegoS2, digitalcompy, dihelson, dilon, dinamo32, diogoufrn, DiosdePactos, dipsilva, dirk, disnersimoes, Divip, djdanieldorneles, djdeividi, djkiko, DKN55, dleite, dls, Doom, doug750, douglas.floripa, douglasvacchi, douglas_, drginfo, DROOPY.RJ, ds:), dudradmcz, dudurichie, dudu_nobre, dvdmanaus, dyegoborges, DyelRodrigues, eacsfc, Eandro Souza, ecido, eclopes, ederkaefer, edimauro, Edinho1984, Edinilsonrcn, Edmilson A. S. Oliveira, EdMotta, edneycarlos2009, edneymoraes, EdsonK, edsonmoraes81, eduardocc21, eduw, eizel98, Ekinha-PB, eletrivan, ellandson, elmanojlf, elshadae, Emanuel Andrade, ememau, emerson, enricoluigi, erickpedra, Erik Azevedo, erilsonsr, ersystem, estagiario, eurival, evandroelmi, everaldogp, fabfernandes, fabinhonsouza, fabiocabrero, fabiodefine, Fabiofd, fabiograssi, fastinternet, fatesil, fbarreto_br, fbstyle, felipenanais, felipe_ld, felyciojp, ferchina, fertech, ffdesousa, flashbinho, flashenet, flip19, fnbtotal, francinaldo, Francis, francisbereta, franciscosouza, fsfernandes, Fulltek, g.kildare, gabriel.b.g, Gabrielr, gabriyel.angelo, gaguinho, geisonba, gel25, Gemayel Lira, gemvane, genivalsandro, geocelll, gilberto_san, gilbsonparreira, gilsonpaulo, Gilton Gois, gilvancallai, glauber27, glockbr, GoldenKenobi, goltechinformatica, Gomes Neves, graziano, greloso, gsmglauco, gsouzz, guhendrigo, Guibas, guilherme_182, Gustavo Mendonça, gutofsa, guto_bhz, H1cC0, hallisonunai, hamilton viegas, Hamir, hamuleki, Hardteg, hard_gb, he man, heber.olimpio, heber2000, heckond, hederfranck, helldr, hellzim, hennemann, HERBERT_SSJ, herick.meira, hermane, hideikeda, higor1, horix, hurian, icaroce, ikaro, ildaos, inedilson, infonetics, italo oliveira, itolima, ivrj, iwalkalone, j.francener, j0ie, jacarablues, Jackson Junior, jaelcio, jagnow, jahpa, Jaioon, jair augusto, jakner, jamsoft, janesley, japaeu, japao, jarro, JAS452, jaymefred, jblinux, jeanmaster12, jeffersonbrazil, jeoran, jfrancener, jhont, jhuanbrujo, jjlik, jjmera, jlcarraro, jloureiro, jluiz.oliveira, jmarcos_85, Joaolp, jodecrei, johnnygrafite, jorgewinfor, josemarcio, josewan, josewilkerm, josielvidal, josoe.godoy, Jovaine, jovitosam, joy, jpbrinate, jricardosoares, jrtil, jshark2004, jt_kirk, juizpretor, Juliobrandaorj, juliosantana, jun1nh0, junin663@hotmail.com, juniorhq, juniorunderground, juniorvass, juno, juvbrasil, kadash, kchorroloco, Keilon, kelerson, kelviow2, Kernel, kextia, kfind_br, kharllao, Kienzle, kl3b3rr0x, KleitonKGM, kogus@ihotmail.com, kowalino, kranakis, ksilvago, kurly, lalau_clps, lapolli, ldn, Leandro.roots, leandrojb, leandrolopes_wifi, leandroramos, leapscco, ledkiller, legiaoemeunome, lenildo, lenonet, Leo Figueira, leo83, leoliveiras, leonelfeira, leonildo_mascarenhas, lepkaln, lessatec, lfernando, Lize, llobo, lmartyres, lmvichiatto, locodelaruta, lordshencko, lsansilver, lucaedri, luciano.d.neto, lucianomachado, luciusmrs, lucsan, Luis Paulo, Luiz Vaz, luizrjf, m.tetamanti, M2N32-SLI, m4r1n0, m4rku5, mabittar, maciel lima, mackbolan, macs, magoo1212, maike.tae, making, malleta, Malverick, maniaradio, manoperalta, manuelson69, Marcelimar, marcelo.cajr, Marcelo_Matos, MarcelSoares, marciourban, Marcos06, marcoshass, mari, Mariohlp, markin, marsofti, MARVIN26, Massupialmi, mastin, mathias_demas, matosão, maumau32, mauriciobs, Mauro-SP, maurobarbosarv, maxdil, mcgospel, mchiorato, mcortes, mello555, messiah, metalgamer679, mferreira, mgillot, mgo, mhrp, mknm, mli, mnun3s, mock, modernique, moisesmilico, mondork, Montanna, montico, montrazio, morganapequena, mousefastendfurious, mrcypher, mrmendez, mtasas, muambalino, Mukira, munod, murfy, murillopaiva, mush, mychaelcezimbra, myjy, MZZX, nanzzitow, ncagnim, negretty, nelinho, neliocaa, nelso, neo anderson, nettodj, nholipa, nieson, nightwolfxx, nilsonspa, Nilton Neto, nilton queiroz, nilton_rafael, nznet, odroid, Oracle_MG, orelhars, orestesdneto, oservo, ozorio, P3dR0, pafcok, parishilton, parpinelli, Patrique, Paulo Alberto, Paulo Sergio Borges, paulocezar.eng, pcastro, pcesar_rf, pduarte, pedralli, Pedro Vinicius, pedroferreira2005, pedroglima, peracchi, perna, petrymarcio, pgoes@mcm.com.br, philipe, phrf, Piah, pibbanet, pimentagus, Pinguim, Piu, pobreloko, powerpaiva, priesleymreis, prtolentino, PUSAMAO, py8elo, qtborg, quote10, qwm, r23n1ld5, r3n4n, RaBbLe-ROuSeR, racermind, raelomg, raf.ric, Rafaaa, rafaelmju, rafaelpfreitas, rafael_cgr, ramires007, ramon.mk, rapmaster666, Raul_Kl, Regis599, regiswi, renatopg, renf, rhn_roberto, ricardobomfim, ricardopcunha, ricardosou, ricardowireless, riodom, Rioston, riquevirus, rivamaia, RIVAN CARLOS, rmnetoba, rmoura.rodrigues, roberiof, roberto costa, robson-dasilva, rockafe, rodracer, rodrigo.felizardo, rodrigo.snobre@gmail.com, rodrigo.suportepc, rodrigoab, rodrigolucas, rodrigotarcio, Roger.net, Rogerio3l, rogerioahf, rogeriobg, rogeriolib@hotmail.com, romes, Ronaldor, RouZero, RRB, rrgalvao, rubens_p, salas20, Samaritano, samucalima28, samuelg12, samuka.sp, sandrolegora, sanpack, SANSIL, Saoluizense, saulo.duarte, saulojr20, sccanevari, se.barreto@ig.com.br, serginhos, sergiofsm, sgtsampaio, sharly, sidnei.azevedo, sidneydamasceno, Sigfrield, SIMP, sisju, skull, snaot4r0, soasmally, spagiari, stan, stavale, sub0, sulricardo, sunaf, SUPERMAN30, superpiquelhas, superxandaoce, tafarel, talkbraw, tamanho, taytson, tchello, tecnomais, teddm, telmocampos, tgvaccari, therabyte, thgclv, thunderboardes, thyagotec, Tiago Malerba, tiobeco10, TioDudas, tnmoreira, tochano, tomazsena, TSilva, tsnrthiago, tsuji_giri, tuxageu, tytuviana, unidospelogole, unknownbr, urbanok, v1n1c1u3, vagnino, Valdeci Santos, valdmirv, valentimfreire, val_belem, Vcom2008, vhugojr, Victor Nobre, vidacigana1, vitorluiz, vivogsm, vladi.gomes, vrassistencia, wagnersv, wallrio, wander_rp, warriorment, wdn, wendel_vieira, wendvieira, wernerptu, wifibr, willzao85, witalodiego, WL Master, wmercier, wolrk, worlock, wrgarcia, Wsa2007, wsakai, wushu, x009805, X2008, xd1337, xhig, yulleee, yvesfernandes, zeairton, zecapoa, zedogame, zefiro, zegeraldo, zenecoo, zeroum, zeruela, zimolong, _dnc_
Opções do Tópico Modos de Exibição
Modo Linear Modo Linear
Regras para Posts