Bom, segue meu tutorial usando como OS .. a versão Kubuntu 6.10 Edgy, contudo qualquer versão de Linux com kernel acima de 2.6.17-r2 ja tem suporte ..
Apesar de muito estável os problemas de se utilizar o ndiswarapper são que vc nao consegue usar a placa em modo monitor ... implicando quem deseja brincar um pouco em redes wifi ... O projeto dos drivers nativos para chips broadcom ainda estão em andamento ... cada dia melhorando mais como mostra a pagina a seguir, do pessoal que desenvolve os drivers, uma descrição da compatibilidade dos chips com os atuais drivers disponiveis Home - Broadcom 43xx Enfim, para quem pretende testar os drivers nativos e colaborar com o Tutorial, segue a minah experiencia Ao adquirir este modelo de note (Acer 3100-1033) e testa-lo no linux, vi que os drivers nativos nao funciona, nao pegava nada de Wifi ... Primeiramente lendo os foruns .... utilizei método do ndiswarapper (não vou comemtar seu uso, pois ja existem muitos lugares ensinando seu uso) Depois de usar alguns dias ... vi que funcionou perfeitamente, mesmo sendo um programa que emula os drivers do windows dentro do Linux Mas não fiquei satisfeito pois o ndiswarapper nao se consegue ativar modo monitor(rfmom) nesses modelos de placa Entao resolvi procurar fazer funcionar o driver nativo no qual possivelmente conseguiria faze-la funcionar. Achei este link como referencia https://help.ubuntu.com/community/Wi...r/bcm43xx/Edgy O driver nativo necessita do Firmware da placa para funcionar, entao precisamos fazer algumas mudanças antes de usa-lo Primero vamos ter em mãos o driver da placa, o mesmo do windows (isso mesmo .... mas dessa vez a gente vai somente usa-lo para extrair o firmware dele para o linux) um link para poder baixar o driver http://svit.epfl.ch/stuff/wl_apsta.o ou procure no site do seu fabricante, o arquivo necessario tbem pode ter nome de bcmwl5.sys Tendo habilitado no repositório Universal do Ubuntu baixe este aplicativo Código:
sudo apt-get install bcm43xx-fwcutter e execute o seguinte comando Código:
sudo bcm43xx-fwcutter -w /lib/firmware/ wl_apsta.o(ou bcmwl5.sys) Código:
sudo bcm43xx-fwcutter -w /lib/firmware/2.6.17 wl_apsta.o(ou bcmwl5.sys) Depois de feito, suba o driver Código:
sudo modprobe bcm43xx e teste sua interface com comando Código:
sdudo iwconfig Código:
keffer@lostkeffer:~$ iwconfig lo no wireless extensions. eth0 no wireless extensions. Código:
eth1 IEEE 802.11b/g ESSID:"KEFFER" Nickname:"Broadcom 4318" Mode:Managed Frequency=2.462 GHz Access Point: 00:0A:52:01:28:21 Bit Rate=11 Mb/s Tx-Power=19 dBm RTS thr:off Fragment thr:off Link Quality=60/100 Signal level=-74 dBm Noise level=-72 dBm Rx invalid nwid:0 Rx invalid crypt:0 Rx invalid frag:0 Tx excessive retries:0 Invalid misc:0 Missed beacon:0 Código:
sudo iwlist ethX scan keffer@lostkeffer:~$ iwlist eth1 scan eth1 Scan completed : Cell 01 - Address: 00:0A:52:01:28:21 ESSID:"KEFFER" Protocol:IEEE 802.11bg Mode:Master Channel:11 Encryption key:off Bit Rates:1 Mb/s; 2 Mb/s; 5.5 Mb/s; 11 Mb/s; 6 Mb/s 9 Mb/s; 12 Mb/s; 18 Mb/s; 24 Mb/s; 36 Mb/s 48 Mb/s; 54 Mb/s Quality=100/100 Signal level=-60 dBm Extra: Last beacon: 24ms ago Código:
sudo apt-get install network-manager sudo apt-get install network-manager-gnome Código:
sudo iwconfig ethX rate 54M T+ Pessoal Notebook Acer 3100 - Sempron3400+ - 512 DDR2 533Mhz RAM + 60GB HD 5400RPM + DVD-RW LG DUAL LAYER + ATi X1100 + 15.4 Widescreen w/ Cristal Bright + WiFi Broadcom 4318 ... Linux Inside :D |
| Clique nos links patrocinados para ajudar nas despesas do Site. É apenas um clique, não machuca ninguém :-). Obrigado |
|
|
|
Muito intereçante mesmo este tutorial. Tenho um Compaq V6210BR, vou tentar fazer esse procedimento pra ver se funciona! Recentimente eu Tinha instalado o Ubuntu 8, que ele mesmo baixou o firmware e instalou os drivres, mas quando ainstalei o Ethereal não funcionou o modo monitor, já o Kurumin7 mesmo emulando os drivres do windows eu conseguir capturar os pacotes numa boa, só não conseguir instalar os drivers de Video, daí migrei para o Mandriva, mas ainda estou procurando uma verção que rede todos o drivers e os aplicativos que tenho prática na área wifi.
Eletrônica CREA-BA 53304 Aluno do Curso Sup. de Novas Tecnologias de Redes de Computadores - Unifacs |
![]() |
![]() |
Favoritos | ![]() |
![]() |
Tags | ![]() |
| baseadas, broadcom, instalando, placas, wifi |
![]() |
Usuários ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes) | ![]() |
(Ver Todos)
Os Membros que leram este tópico: 24
|
|
| aas2512, ajmalok, Alvarenga, aroldopj, bondbrasil, fcbbrito, felmou, franzotti, FSMC, hennemann, jblinux, juniogro, keffer, lalowei, marcostrabuco, marlon72, mferreira, mrmendez, Muzode, nommad, Rafaaa, titothiago, wernerptu, Wsa2007 |
| Opções do Tópico | |
| Modos de Exibição | |
|
|
![]() |
Tópicos Similares
|
![]() |
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| [News] Wifi de mercados: serviço ignorado e navegação deixa a desejar | Wsa2007 | Notícias Wireless | 0 | 28-11-08 17:50 |
| [News] Hackers utilizam placas gráficas para descodificar WiFi | Wsa2007 | Notícias Wireless | 1 | 18-10-08 16:16 |
| Instalando placas Wireless no Linux | mferreira | Comunidade Linux Wireless | 2 | 18-08-08 02:09 |
| [Tutorial] Instalando Drivers Wireless no Linux | mferreira | Tutoriais | 0 | 11-09-06 18:37 |
| [Tutorial] Instalando Placa Wireless no Linux | mferreira | Tutoriais | 0 | 11-09-06 18:27 |
| style developed @ GFXstyles Search Engine Friendly URLs by vBSEO 3.0.0
|