Este post narra as desventuras de um (ops, mais um!) assinante da Vex que quer usar o serviço e não consegue. Como vocês sabem, assinar um provedor wi-fi não é nada barato. Além de tudo, é preciso camelar em busca de hotspots, e quando acha... quem disse que funciona?
Preparem-se... seria cômico se não fosse trágico.
No dia 18/11/2008, varri alguns hotspots na Av. Paulista, São Paulo, para verificar como continua a qualidade do serviço fornecido pela Vex. Passei em 6 estabelecimentos, em todos conversei com colaboradores de atendimento e gerentes.
Foram eles:
Bob's (av. paulista, 1904)
America (av. paulista, 2295)
Caesar Business (av. paulista, 2181)
Rizzo Gourmet (av. paulista, 2064, shopping center 3)
Spoleto (av. paulista, 2064, shopping center 3)
Bon Grillé (av. paulista, 2064, shopping center 3)
Só foi possível navegar no Shopping Center 3 (ainda que com sinal fraco) e no Caesar Business (hotel executivo de luxo).
No Shopping Center 3, os 3 estabelecimentos que deveriam ter hotspots da Vex ficam praticamente um ao lado do outro, e ao invés de detectar 3 pontos de acesso, detectei somente 1, e com sinal fraco em frente a estes 3 estabelecimentos. Conversei sobre o fornecimento desse serviço com funcionários e gerentes dos 3 estabelecimentos e nenhum soube me informar sequer como estava sendo provido este serviço, garantindo que não existia tal recurso em suas lojas.
No Bob's, localizei 2 pontos de acesso, confirmados pelo gerente (os funcionários não conheciam o serviço), sendo 1 na entrada e outro aos fundos, onde existe uma praça de alimentação maior. O sinal do ponto de acesso frontal é extremamente fraco, é possível conexão a ela mas impossível navegar. O 2º ponto de acesso, nos fundos, tem qualidade de sinal ótima, mas sequer consigo estabilizar uma conexão, de imediato este ponto já não me fornece um IP de acesso automaticamente.
No America os funcionários sabiam "algo a respeito", mas não souberam me dizer para que seria a "tal de Vex", somente tinham conhecimento que um funcionário da própria Vex passou esta semana no estabelecimento. O gerente tinha noções técnicas de como acessar a rede, padrão utilizado, etc. O sinal apresentou-se forte ao menos onde me posicionei, consegui conectar-me na rede mas não consegui navegar.
No Caesar Business foi o único estabelecimento onde o serviço foi totalmente satisfatório. O manobrista, o faxineiro e 2 recepcionistas sabiam exatamente sobre o serviço que era oferecido lá. O final era forte, consegui estabelecer conexão rapidamente e navegar sem problemas.
Além das críticas ao serviço que declarei em meu 1º e-mail à lista Mundo Sem Fio, fica mais uma pergunta: De onde vem o sinal fornecido no Shopping Center 3, sendo que nenhum estabelecimento declarado na relação de hotspots da Vex tem conhecimento do serviço?
Fabio smith

Modo Linear