Antenas Wireless Discussão geral sobre antenas tais como, especificações, alcance, tipos, etc.
Resposta
Página 1 de 2:  1  2  
Opções do Tópico   Trocar para Modo LinearTrocar para Modo HíbridoTrocar para Modo de Tópicos
sb2
Junior
Pontos: 671, Nível: 9
Pontos: 671, Nível: 9 Pontos: 671, Nível: 9 Pontos: 671, Nível: 9
Nível Acima: 72%, 29 Pontos necessários
Nível Acima: 72% Nível Acima: 72% Nível Acima: 72%
Ativo: 0%
Ativo: 0% Ativo: 0% Ativo: 0%

sb2 is on a distinguished road Posts: 13
Reputação: 0
ola.
apos ficar varios dias absorvendo informações sobre rede wireless na net e criação de antena caseira wireless, fiquei com algumas duvidas ainda.
irei dividir minha net com 5 pessoas agora (antes era 1), 1 ponto a minha frente a 700 mt de distancia no maximo em linha reta (o predio; veja imagem), 2 pontos a minha direita menos de 85 metros, 1 pontos a minha esquerda menos de 85 metros e um atraz no maximo 90. a unica barreira é o apartamento que fica na frente do apartamento que deve receber o sinal no terceiro andar no mesmo bloco (ver imagem) que fica atraz, a janela do apartamento que vai recebe o sinal fica no corredo que existe entre os dois predio (ver imagem), que fica de frente para minha rua, a antena criada ficara no 2º andar da minha casa nao existem obstaculos, ha nao ser o apartamento do terceiro andar que fica na frente do apartamento do meu colega.
o material que tenho por enquanto para a conexao é:

modem dlink 500b
roteado wirelles gtr-2401kp com antena omni direcional de 3 dbi
placa de rede wireless 54mb encore-g2 com antena omni direcional de 2 dbi
3 metros de cabo rg 58
1 conector n macho e femea para cabo rg 58
1 metro de cabo rg 213 (nao sei se é rg ou rgc, nao ha especificaçao no cabo, foi ganhado)

gostaria de fazer uma antena caseira para a distribuição e uma para recepção.
para essa distancia qual antena deve ser constuida (potencia de dbi, tem como saber se a antena construida alcansou os dbis desejado com testes.)
pensei em uma omni direcional para enviar o sinal dentro desta distancia (600 a 700 metros, nao penso em coisa maior), mas nao sei quantos dbi ela deve ter.
ja a recepção nao sei o que serial melhor. pensei em uma antena direcional feita com lata de oleo ou similar, mas pelo fato de ter um apartamento como obstaculo fiquei tambem com essa duvida.
ja ia me esquecendo, se o mais indicado for uma antena caseira omni direcional que tipo de segurança devo adotar para que essa rede nao seja invadida.
alguem pode me dizer o que fazer?
obrigado,
sb2

foto colocadas. rsrsrsrs

Click the image to open in full size.

Click the image to open in full size.
Imagens Anexadas Para baixar anexos ou visualizar miniaturas, você deve se apresentar em nossa área de apresentação. Clique aqui para se apresentar.
Última edição por sb2; 20-05-09 às 19:12. Motivo: adiçao de fotos e auteração do conteudo do texto e do titulo
compredosul
Pleno
Pontos: 363, Nível: 6
Pontos: 363, Nível: 6 Pontos: 363, Nível: 6 Pontos: 363, Nível: 6
Nível Acima: 63%, 37 Pontos necessários
Nível Acima: 63% Nível Acima: 63% Nível Acima: 63%
Ativo: 10%
Ativo: 10% Ativo: 10% Ativo: 10%

compredosul is on a distinguished road Posts: 35
Posted 20-05-09, 08:35 #2 (permalink)
Olá amigo...

Claro que estas experiências são muito importantes em termos de conhecimento, mas já passei por esta faze de tentar fazer antenas para testes e cheguei a conclusão que para obter um equipamento confiável é melhor comprar um produto industrializado.

Pelas informações que passou inicialmente você precisa de duas antenas direcionais de 12dBi instaladas externamente, com cabo da antena até os equipamentos bem pequeno (máximo 8m) para evitar perdas, apontadas uma para a outra por um caminho favorável, de preferência sem obstáculos.

Espero ter colaborado, boa sorte...
--
Atenciosamente;
Everton Machado
www.CompreDoSul.com.br
sb2
Junior

Posted 20-05-09, 11:10 #3 (permalink)
Citação:
Postado Originalmente por compredosul Ver Post
Olá amigo...

Claro que estas experiências são muito importantes em termos de conhecimento, mas já passei por esta faze de tentar fazer antenas para testes e cheguei a conclusão que para obter um equipamento confiável é melhor comprar um produto industrializado.

Pelas informações que passou inicialmente você precisa de duas antenas direcionais de 12dBi instaladas externamente, com cabo da antena até os equipamentos bem pequeno (máximo 8m) para evitar perdas, apontadas uma para a outra por um caminho favorável, de preferência sem obstáculos.

Espero ter colaborado, boa sorte...
infelismente no momento nao me é possivel realizar a compra das antenas industrializadas.

gostaria de saber como vc chegou ha conclusao de que 12 dbi sera suficiente para esta metragem (700 metros), existe alguma tabela referente isto. nao seria mais apropriando que a antena que ira fica na minha casa seja uma que cubra 360º ja que possivelmente havera compartilhamento com pessoas que estao com casas atras da minha ha uns 85 metros; conforme mostrado na foto em anexo. infelismente nao tem como enviar o sinal para a apartamento sem que tenha como obstaculo o apartamento da frente. conforme mostrado na foto em anexo.
nao querendo ser chato mas me é possivel usar todo ou parte do equipamento que tenho para realizar esse tipo de compartilhamento.

obrigado pelo interesse e dicas.

sb2
compredosul
Pleno

Posted 20-05-09, 13:51 #4 (permalink)
Olá...

Quanto aos 12dBi´s, existe alguns cálculos para isto mas é meio complicado pois é necessário levar em consideração uma série de fatores, mas não calculei, apenas lhe orientei pela experiência que tenho.

Em relação a antena Omni (360 graus) o ideal seria você usar uma antena direcional tipo Painel Setorial pois ela vai aproveitar mais a potencia dos equipamentos, o que é muito importante pois pelo que comentou (não é possível analisar a imagem do Google) tem obstáculos no caminho do link.

Wireless foi projetada para funcionar sem obstáculos, em alguns casos funciona com obstáculos, mas será necessário usar equipamentos de maior potência e antenas adequadas a cada caso específico e mesmo assim é complicado de afirmar que vai funcionar pois é não é possível quantificar o nível de interferência dos obstáculos, vai ser na prática mesmo!

!! AVALIAÇÃO DO SEU MATERIAL !!
modem dlink 500b
- Ok sem problemas.

- Ok, poderá tentar usá-lo.

- Muito fraquinha, se possível use uma placa com ChipSet Ralink

para 3 metros de cabo rg 58
- Só ele não tem aplicação.

1 metro de cabo rg 213 (nao sei se é rg ou rgc, nao ha especificaçao no cabo, foi ganhado)

Boa sorte amigo!
--
Atenciosamente;
Everton Machado
www.CompreDoSul.com.br
Última edição por compredosul; 20-05-09 às 14:01.
jblinux
Moderador
Pontos: 18,056, Nível: 58
Pontos: 18,056, Nível: 58 Pontos: 18,056, Nível: 58 Pontos: 18,056, Nível: 58
Nível Acima: 51%, 294 Pontos necessários
Nível Acima: 51% Nível Acima: 51% Nível Acima: 51%
Ativo: 100%
Ativo: 100% Ativo: 100% Ativo: 100%

jblinux is a jewel in the roughjblinux is a jewel in the roughjblinux is a jewel in the rough Posts: 1,201
Reputação: 5
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para jblinux Enviar mensagem via Skype para jblinux
Posted 20-05-09, 15:19 #5 (permalink)
Caro sb2 ,faça sua antena e tire suas próprias conclusões ,sou provedor profissional e utilizo essas antenas sugeridas aqui no fórum sim e elas funcionam tão bem quanto as industrializadas ,digo isso por experiência própria ,pois, utilizo tanto as caseiras quanto profissionais e o comportamento delas é exatamente igual ,tudo só depende de seu capricho na hora de fabricar e seguir á risca as medidas e materiais propostos ,não tenha medo de errar ,faça ,erre tente denovo e acerte ,aí vc verá que seu trabalho não foi em vão.
Além de vc aprender vc ainda vai economizar uma grana e ter um produto de ótima qualidade ,essas antenas propostas aqui foram elaboradas por profissionais qualificados e que merecem nosso respeito e reconhecimento ,a forma que elas irão funcionar ou não só depende de nossa disciplina em ler e entender todo o processo de fabricação.
O que fazemos aqui é só repassar para vcs ,o conhecimento que esse pessoal passa horas estudando e e projetando para poder lhe proporcionar o que há de mais valoroso ( o conhecimento ).
Tente se arrisque e descubra vc mesmo se vc pode ou não ,não fracasse antes de tentar. Lhe garanto que elas funcionam bem sim ,pq , eu as uso e não me arrependo.
Boa sorte.
compredosul
Pleno

Posted 20-05-09, 15:43 #6 (permalink)
jblinux, você disse tudo, conhecimento é muito valioso e só colocando na pratica para tirar conclusões, a engenharia é a mesma, é uma ciência exata, sendo minucioso e cuidadoso na montagem conforme orientações do projeto terá ótimos resultados...

sb2... Outra dica na escolha do projeto de antena que vai montar é você usar um modelo com ângulos bem abertos, é um parâmetro que facilita a comunicação quando se tem obstáculos.

Boa sorte sb2...
--
Atenciosamente;
Everton Machado
www.CompreDoSul.com.br
jblinux
Moderador
Pontos: 18,056, Nível: 58
Pontos: 18,056, Nível: 58 Pontos: 18,056, Nível: 58 Pontos: 18,056, Nível: 58
Nível Acima: 51%, 294 Pontos necessários
Nível Acima: 51% Nível Acima: 51% Nível Acima: 51%
Ativo: 100%
Ativo: 100% Ativo: 100% Ativo: 100%

jblinux is a jewel in the roughjblinux is a jewel in the roughjblinux is a jewel in the rough Posts: 1,201
Reputação: 5
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para jblinux Enviar mensagem via Skype para jblinux
Posted 20-05-09, 16:56 #7 (permalink)
Se vc quizer investir um pouco mais ,poderá usar duas antenas direcionais ,uma na sua casa e outra no apartamento ,ou pode fazer 2 antenas biquad que tem aqui no fórum de 12 dbi e apontar uma para a outra e conseguir comunicação sem problemas ,elas alcançam 2 km.
Veja esta:
Passo a passo da construção de uma biquad para 2.4 GHZ

DobleBiquad_para_Parabolica[1].zip

Tente fabricar esa que te passei ,uma para vc e outra para o seu amigo ,tenho certeza que vc terá êxito sem gastar praticamente nada.
sb2
Junior

Posted 20-05-09, 18:10 #8 (permalink)
Citação:
Olá...

Quanto aos 12dBi´s, existe alguns cálculos para isto mas é meio complicado pois é necessário levar em consideração uma série de fatores, mas não calculei, apenas lhe orientei pela experiência que tenho.

Em relação a antena Omni (360 graus) o ideal seria você usar uma antena direcional tipo Painel Setorial pois ela vai aproveitar mais a potencia dos equipamentos, o que é muito importante pois pelo que comentou (não é possível analisar a imagem do Google) tem obstáculos no caminho do link.

Wireless foi projetada para funcionar sem obstáculos, em alguns casos funciona com obstáculos, mas será necessário usar equipamentos de maior potência e antenas adequadas a cada caso específico e mesmo assim é complicado de afirmar que vai funcionar pois é não é possível quantificar o nível de interferência dos obstáculos, vai ser na prática mesmo!

!! AVALIAÇÃO DO SEU MATERIAL !!
modem dlink 500b
- Ok sem problemas.

- Ok, poderá tentar usá-lo.

- Muito fraquinha, se possível use uma placa com ChipSet Ralink

para 3 metros de cabo rg 58

Boa sorte amigo!
as antenas nao de 5 e 3 dbis nao devo usar-las, o cabo seria para liga a antena do cliente mas acho que pelo fato de ser o rg 58 nao dá.
que placa tem esse chip?

Citação:
Postado Originalmente por jblinux Ver Post
Se vc quizer investir um pouco mais ,poderá usar duas antenas direcionais ,uma na sua casa e outra no apartamento ,ou pode fazer 2 antenas biquad que tem aqui no fórum de 12 dbi e apontar uma para a outra e conseguir comunicação sem problemas ,elas alcançam 2 km.
Veja esta:
Passo a passo da construção de uma biquad para 2.4 GHZ

Anexo 483

Tente fabricar esa que te passei ,uma para vc e outra para o seu amigo ,tenho certeza que vc terá êxito sem gastar praticamente nada.
para todos terem um noçao maior sobre o projeto coloquei a fotos ai para analise.

sobre a antena direcional eu acho que fica dificil de alinhar elas veja as fotos para melhor compreensao.

gente muito obrigado pelas orientações
Última edição por sb2; 20-05-09 às 18:17.
compredosul
Pleno

Posted 20-05-09, 21:23 #9 (permalink)
Como o objetivo é testar segue algumas opções que achei interessantes para seu caso!

O projeto deste modelo é mais preciso e pode ser aplicado para seu caso: YouTube - Wireless Antennae

Considerando que você tem aquelas anteninhas Omni original dos equipamentos, este modelo também é válido:
YouTube - Antena caseira (amplificadora de wireless)
--
Atenciosamente;
Everton Machado
www.CompreDoSul.com.br
sb2
Junior

Posted 21-05-09, 09:59 #10 (permalink)
Citação:
Como o objetivo é testar segue algumas opções que achei interessantes para seu caso!

O projeto deste modelo é mais preciso e pode ser aplicado para seu caso: YouTube - Wireless Antennae

Considerando que você tem aquelas anteninhas Omni original dos equipamentos, este modelo também é válido:
YouTube - Antena caseira (amplificadora de wireless)
obrigado estarei olhando.
Favoritos
Tags
700, antena, até, caseira, envio, metros, recepção
LinkBacks (?)
LinkBack para esse Tópico: http://www.mundowifi.com.br/forum/thread7311.html
Postado Por Por Tipo Data
Sistema de Estatísticas -- CompreDoSulcombr Este tópico Refback 01-06-09 12:08

Usuários ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

(Ver Todos Os Membros que leram este tópico: 261
a.neto, acidtechno, admiwifi, adriano firmino, agcyrio, alcantarus, aledacalha, alexandre pereira munhoz, alfredopadrao, andduds, AndersonDiniiz, andrezinho, Antonio_Junior, arailton.dias, ArmandoTRXS, AryVini, asferreira, atfreitas, baianohacker, belezera, benserto, berd, beto silva, betovem, bill2007, Blue Jeans, boggrejine, Bojorque, brucematoso, bunker94, bxi, CAIODEGANE, carica, catatau, celsoti, cheeta, chevi77, chocosoft, Chronos, cicero_vasconcelos, cleberindor, cledsonoliver, CLEITON51, Clsergio, comando_sul, compredosul, crazycwb, cretz, crystor, cyberNET, daltonug, DaniloSandoval, decepa, denyylson, dieguitobrazil, diguinhosanty, Divip, DKN55, dleite, dms_b, dns_used, doubleagent, douglas_brock, dragonydrako, dreammago, DROOPY.RJ, dubriga, dvidias, edelino, Edinho1984, EdsonCBR, edtetnor, egertgalvao, electronicc, Eliederson, erickreisbr, ermilsonet, Evaldo Leite, EVERALDO CORREIA, fabiorbc, fdomitilios, felipeamboni25, Ferca, fernando9708, flavioxf, flyskoll, Forset, fox-9116, fradenno, fradennosp, gabpna, gaguinho, gemvane, geraldoluiz100, gexspam, giovanims, glauber27, glaucorosa, glleysonrodrigues, gniche, gu.gust, guilhermebenvindo, guilland, Gustavogf, hacker4ever.sath, haphael, harritech, hellzim, hipernixon, imapctus_net, Ioannis, Isaias, italo.vieira, iwalkalone, jadriano, jaelcio, jairlobo, jblinux, jeoran, jimmyaidento, jluizg, joaodamamae, jokermen, jonasinacio, jonas_bsb, jonsouza, jow_hc, jr11.03, junimjunior, juvbrasil, kennedy_tati, kris, laki, lck_go, leanderrs, leonardo fiuza, leonardomgb, lerner, Lethal, levialencar, lfcaruso, LinkSSJ6, ljbm, lperner, ltolsilv, Luan01x, lucarige, lucaslg26, luisfercorreia, lukaslima3, lumagui, Lwwkas, maisonjbersch@hotmail.com, MarcelinoTherocker, marcellotonn, Marcelo pancada, Marcelo_rj, Marcinhobdc, marcioddf, marcoliveira, marcosoda, mariotti, mateus100, matutao, Maximino, messiah, mestre1181, Methows, mondork, morcegao, mpmbrbr, mrcypher, Mudigo, murfy, naldoag_777, netgamesbr, nfrenk, nicksoneduardo, nninno, noturnomp, osair.jose, partelli, paulopitoko, pauloprecht, per0sk, pessoto, petroleiro, Phoenix.net, phrf, phsegunda, pjunior82, polgames, psgrafia, pxigalo, r1ademar, rafaelzinhosearch, Rafael_K, Raul_Kl, RFT, rhelberth, ricardoflara, ricktop1, rigonlee, rmsprofessor, robson-dasilva, robsonat, rodlg, rodrigo freitas, rodrigonunes, Rogerio3l, rogerregis, Ronaldo de Souza, rossio, rtl8187b, ruco, Rui_Negão, russovski, Said, Samaritano, sandrolivers, sb2, Schwanka, sergyogn, shoplider, sidney maxwell da silva, silvantoleal, sjfnet, skyray, Smilin, SN4GIT, Sonyfero, srvale, stevefera, sueide, suportevzt, TheCrash, tiago rafael marques, tisantana, tm21, tortoyoyo, Trovao, tucors, Tuxjr, tux_telecom, urbanok, vacalouca, valdinei f claudio, vercety, wagnercne, wallacebm, wdeschamps, weslon, WGT_MASTER, willzao85, WL Master, Wsa2007, wyldson, xexeu, xJunior, zecapoa, zedogame
Opções do Tópico Modos de Exibição
Modo Linear Modo Linear
Regras para Posts